Que bicho é esse ? # Sustentablidade

nova Desde de julho um casal de Seriemas alegram as manhãs de trabalho na Especifer Ferramentas Especiais com seu lindo canto e presença. Tribos indígenas dizem que o canto significa o fim da época de chuva. Realmente o inverno e a primavera são os períodos mais secos. Vamos apreciar de maneira sábia esse lindo som e tomar os devidos cuidados com nossa saúde e lógico o consumo de água, que tanto afeta a nossa comunidade.

Caracterização

Mede 90 cm, seu peso é 1.400 g. Ave pernalta de aparência arcaica e porte avatajado; ave terrícola. De asas largas e “duras”, cauda longa. Plumagem cinzenta com ligeira tonalidade parda ou amarelada; na base do bico, o qual ‘e forte e vermelho como as pernas, cresce um feixe de penas eriçadas para adiante, tem o olhar ameaçador.

Hábitos

Andam em casais ou em pequenos grupos. Quando perseguida por um automóvel chega a atingir de 40 até 70 km/h – antes de levantar vôo (só faz quando necessário). À noite empoleira-se no altos das árvores, durtante o dia repousa deitada no solo. Quando percebe algum perigo esconde-se atrás de troncos caídos, deitando no chão. Toma banho de poeira e sol.

 

Alimentação

Come gafanhotos e outros artrópodes, roedores, calangos, lagartixas e outros animais pequenos inclusive cobras. Começa sempre a comer a vítima pela cabeça.  Tem a reputação de devorar “grande quantidade” de cobras, o que aparentemente é exagero. Não é imune ao veneno ofídico. Não gosta de bicho morto.

 

Seriema na Especifer

Seriema comendo

 

Seriema jogando bola 🙂


Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Seriema
http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br/ave/seriema.html
http://www.ufgd.edu.br/fch/mestrado-geografia/dissertacoes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário